Por que votar?

A cada três anos o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal, órgãos máximos da governança do Sebraeprev, são renovados.  O Conselho Deliberativo é composto por oito membros titulares e respectivos suplentes. Destas vagas, quatro (e respectivos suplentes) são preenchidas por meio de indicações feitas pelas Entidades Patrocinadoras (Sebrae Nacional, Sebrae Estaduais, ABASE e o próprio Sebrae Previdência). As demais quatro vagas de conselheiros titulares, e respectivos suplentes,  são preenchidas por meio de eleição direta. Poderão votar todos os participantes do Sebraeprev, sejam contribuintes ativos ou assistidos. O mesmo acontece com o Conselho Fiscal. Neste caso, são duas vagas (e respectivos suplentes) indicadas pelas entidades patrocinadoras e duas vagas (e respectivos suplentes) compostas por membros eleitos. O seu voto decide, portanto, metade dos membros do Conselho Fiscal e metade dos componentes do Conselho Deliberativo.


O papel estratégico dos conselhos


Conselho Deliberativo
A política de investimentos é orientada, analisada e deliberada no âmbito do Conselho Deliberativo.

É o órgão responsável pela deliberação e orientação superior, ao qual incumbe fixar as diretrizes e políticas do SEBRAE PREVIDÊNCIA, por meio de decisões colegiadas.
O Conselho Deliberativo mantém um calendário de reuniões e a cada três meses se reúne para deliberar sobre temas estratégicos para o instituto, como por exemplo, da política de investimento, aperfeiçoamentos no estatuto e no regimento interno, entre outros temas relevantes para a sua sustentabilidade.  É o órgão responsável pela política geral de administração da entidade, bem como a indicação dos Membros da Diretoria e pela formulação das estratégias e do planejamento para o monitoramento do alcance dos objetivos estratégicos.

Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal é o órgão responsável pela fiscalização da gestão do Sebraeprev.

Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização da gestão do SEBRAE PREVIDÊNCIA. Seu calendário de reuniões antecede o das reuniões do Conselho Deliberativo e no cumprimento do seu papel, o de fiscalizar, também opera como um órgão orientador do Conselho Deliberativo. O Presidente do Conselho Fiscal é sempre convidado a participar das reuniões do Conselho Deliberativo para apresentar os pareceres de apreciação das contas e expressar opinião sobre o encaminhamento da gestão financeira do Sebraeprev.